Servidores Públicos

Servidores administrativos da FHEMIG garantem adicional de insalubridade, após implantação do Protocolo Sentinela

Frederico Escobar
Escrito por Frederico Escobar em 16/12/2023
Insalubridade FHEMIG protolo sentinela

Quatro servidores da Casa de Saúde Santa Fé, em Três Corações-MG, garantiram, na justiça, um aumento salarial em virtude da inclusão, em seus contracheques, da Gratificação de Risco à Saúde (gratificação equivalente ao adicional de insalubridade).

Até o momento, outros 20 servidores já tiveram laudo pericial favorável em seus processos e a sentença judicial sairá em breve. Outros 7 servidores aguardam a realização de perícia.

Escrevemos um post detalhado explicando o porque os servidores da FHEMIG (especificamente das Casas de Saúde) possuem o direito ao adicional de insalubridade (ou GRS). Clique no link abaixo para acessar:

O Guia Definitivo Sobre Adicional de Insalubridade para Servidores da FHEMIG

ENTENDA O CASO

Em 2017, juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde, a FHEMIG criou o Protocolo Sentinela, que tem como objetivo principal realizar o controle epidemiológico da Hanseníase Ex-Colônias de Hanseníase, para investigar casos da doença entre pacientes, moradores e funcionários.

Esse protocolo foi implantado nas quatro casas de saúde da FHEMIG:

  • Casa de Saúde Padre Damião – Ubá
  • Casa de Saúde Santa Fé – Três Corações
  • Casa de Saúde Santa Izabel – Betim
  • Casa de Saúde São Francisco de Assis – Barbacena

Dentre as determinações do Protocolo Sentinela, foi definida a obrigatoriedade de realização de exames dermatoneurológicos a todos os servidores e trabalhadores das Casas de Saúde, independentemente de suas atividades ou vínculos funcionais.

Saiba como provar tempo insalubre para fins de aposentadoria especial de Servidor Público

Com isso, a própria FHEMIG, reconheceu que toda a extensão dessas Casas de Saúde é considerada um ambiente insalubre, uma vez que todos os servidores, independentemente de suas atividades ou vínculos funcionais estão expostos a um agente biológico contagioso (hanseníase).

Demandada em juízo, a FHEMIG alegou que aqueles servidores, por exercerem atividades meramente administrativas, não estavam expostos a nenhum agente insalubre.

Contudo, a história não era bem essa!

Ressarcimento ao Erário: Servidor de boa-fé não precisa devolver valores

O LAUDO PERICIAL

Através de perícias judiciais realizadas na Casa de Saúde Santa Fé, em Três Corações, foi constatado pelo perito que:

Mesmo tendo como principais atividades a gestão de documentos e pessoas, fica evidente que a rotina de trabalho envolve o contato com pacientes (externos e internos) e pessoas da comunidade, além de ser comum o compartilhamento de ambientes (banheiro e refeitório) com pacientes e trabalhadores de áreas técnicas (médicos, enfermeiros, etc.). Ademais, a necessidade de deslocamento entre os vários setores, acarretam maior exposição a ambientes insalubres e maior contato com pacientes que procuram orientações.

Com isso, o perito concluiu que os auxiliares administrativos daquela Casa de Saúde estão expostos ao agente insalubre biológico hanseníase.

Saiba como comprovar tempo de serviço trabalhado em condições insalubres (clique aqui).

SENTENÇA

Na sentença, o juiz assim determinou:

Diante do exposto, acolho parcialmente o pedido inicial e determino que requerida pague à requerente Gratificação por Risco à Saúde, grau médio, 20% sobre a menor remuneração de seu cargo, com reflexo na gratificação de férias e 13º salário. Condeno a pagar de forma retroativa a diferença apurada, respeitada a prescrição quinquenal, desde a data da propositura da ação.

O advogado, Dr. Frederico Escobar disse que, além de ter que começar a pagar a Gratificação de Risco à Saúde aos servidores, a FHEMIG terá que pagar todos os valores retroativos, desde 5 anos antes da propositura da ação, com reflexos no 1/3 de férias e no 13º salário.

Será que a Ajuda de Custo é devida também nos períodos de afastamento? Clique aqui para saber!

Dos quatro servidores que já obtiveram sentença, uma servidora já está recebendo em seu contracheque o referido adicional.

AVISO: nosso escritório obteve sentenças procedentes em demandas a respeito da GIEFS.

Saiba mais aqui: Como receber a GIEFS na gratificação natalina?

GOSTARIA DE SABER QUAL O VALOR QUE IRÁ RECEBER?

Como dito acima, nessa ação dá pra cobrar os retroativos dos últimos cinco anos, além de começar a receber em contracheque a GRS.

Para saber o valor a que se terá direito, basta clicar na imagem abaixo para conversar comigo pelo WhatsApp:

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Endereço: Rua Sagrado Coração de Jesus, 14, Sala 6, Centro, CEP 37410-089, Três Corações/MG.

CPNJ: 41.166.894/0001-71